quinta-feira, 24 de janeiro de 2019


As doenças bucais em cães são muito frequentes. A gengivite e periodontite, por exemplo, possui características silenciosas e progressivas, o que dificulta o tratamento em tempo ágil. Por isso é sempre muito importante levar o animal ao médico veterinário com frequência, para que sejam realizadas inspeções preventivas.
gengivite e periodontite ocorrem nas regiões que dão sustentação aos dentes, causando inflamações e sangramentos por conta das bactérias, que formam placas. Se não tratadas, podem inclusive evoluir a ponto de atingir os ossos e culminar na queda dos dentes.
Parte das bactérias podem ainda entrar na corrente sanguínea e sobrecarregar outros órgãos, inclusive o coração, causando insuficiência cardíaca.
A prevenção, além das idas esporádicas ao médico, passa também pela escovação dos dentes do animal para a remoção das bactérias.

Como ocorre a gengivite e periodontite em cães?

 
      Na boca de qualquer espécie viva, inclusive os cães, existe uma grande quantidade de bactérias. Elas se fixam na superfície dos dentes, gengivas e estrutura periodontais, formando camadas. O processo não para e outras camadas de bactérias tem um tropismo pelos dentes, gengiva e estrutura de sustentação (periodonto). Camada sobre camada de bactérias vão se fixando nessas estruturas, se não ocorrer a remoção mecânica dessa placa bacteriana por ocasião da escovação. Várias camadas de bactérias formam uma placa bacteriana. Essa placa bacteriana começa a causar inflamação na gengiva e no tecido periodontal. Causando edema, aumento da perfusão sanguínea e aumento da chegada do sistema imunológico do organismo do cachorro tentando combater a infecção.       Essa reação inflamatória foge do controle e começa a destruir as estruturas da gengiva, periodonto e em casos mais extremos pode causar a reabsorção e destruição do osso ao redor dos dentes.
 

Consequências da gengivite periodontite em cachorros

 
      No momento da inflamação podemos observar sangramento da gengiva quando o cachorro morde ossinhos. Se o proprietário não costuma observar com detalhe a boca do cachorro, pode perceber nessa hora o mau hálito. Com a evolução do quadro observamos uma retração gengival expondo parte da raiz dos dentes, nesse momento podemos ter reações dolorosas quando o cachorro bebe água ou se alimenta. Quanto mais a inflamação avança, parte do osso e dos ligamentos periodontais vai sendo destruídos e podemos ter mobilidade dentaria até a queda dos dentes.
 
 Consequências orgânicas da gengivite e periodontite em cães
 
      A queda dos dentes é o resultado local da doença gengivite periodontite. Entretanto existem consequências prejudiciais para o resto do organismo. Parte das bactérias podem entrar na corrente sanguínea pela inflamação da gengiva e causar infecção a distância ou sobrecarregar órgãos importantes causando insuficiência desses órgãos. As principais consequências da doença gengival ou periodontal é a insuficiência cardíaca geralmente por alteração nas válvulas cardíacas, insuficiência renal por destruição das unidades filtrantes do rim (os nefrons).
 

Como prevenir a gengivite e periodontite em cães

 
      A única forma de prevenir a gengivite e periodontite em cachorros é a escovação dental diária para remover mecanicamente o inicio da deposição das bactérias. Para isso usamos escovas dentáriase creme dental específico para cachorro. Ossinhos duros, petiscos resistentes, líquidos e rações com substâncias para prevenção do tártaro, fazem uma ação importante, porém secundária na prevenção da gengivite periodontite, sendo a escovação dentaria diária a única forma de prevenir.
 

A Tio Walter Pet House tem produtos indicados para prevenir gengivite e periodontite ligue e confira.

TIO WALTER PET HOUSE
Tel.:2608-1973  /  2703-7558
WhatsApp: 99911-7673

fonte:revistavet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crianças e animais: conheça os benefícios

 No dia das crianças preparamos essa matéria sobre cachorros e crianças! Vale muito a pena ler!!! Um dos maiores receios das famíli...