quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Crianças e animais: conheça os benefícios


 No dia das crianças preparamos essa matéria sobre cachorros e crianças! Vale muito a pena ler!!!




Um dos maiores receios das famílias com crianças, na hora de adotar um cachorro, é a bagunça que isso pode causar na rotina e na casa.

De fato, cuidar de uma criança e de um filhote cheios de energia pode ser um grande desafio. Confira alguns benefícios:

• Desenvolvimento afetivo e educacional acima da média;

• Fortalecimento do sistema imunológico;

• Redução do índice de problemas alérgicos, como asma, bronquite e dermatite crônica;

• Diminuição da ansiedade e do estresse;

• Menor incidência de problemas como sedentarismo e obesidade,

• Melhora do desenvolvimento muscular infantil.

Outro benefício muito citado por especialistas é o estímulo a atitudes mais positivas no dia a dia. Com os cães, as crianças aprendem a ser mais afetivas e solidárias. Além disso, a companhia canina prepara a criança para o convívio com outras pessoas, principalmente no ambiente escolar.


As vantagens são para todos, mas a responsabilidade é dos adultos!

Ainda que a presença de um cachorro traga inúmeros benefícios para a saúde física e mental das crianças, é importante destacar que, para a relação dar certo, o pet nunca deve ser responsabilidade delas.

Por isso, antes de adotar um companheiro para as crianças, é importante parar e pensar se você vai ter tempo e disposição para cuidar e supervisionar todos!

Do contrário, tanto o pet quanto a criança podem sair prejudicados.

Atenção e respeito com o pet são importantes

Dependendo da idade, as crianças não entendem qual é o manuseio adequado, prejudicando o cão. Pensando na segurança do pequeno, por sua vez, ela lembra que pets estressados tendem a desenvolver problemas de comportamento, como destruição da casa ou mesmo agressividade com humanos.

Por isso, fique sempre por perto e dê um toque no seu filho sempre que ele não estiver respeitando o espaço do cachorro. “Você gostaria que te apertassem desse jeito ou que não deixassem você dormir?”, são coisas que você pode perguntar.

O legal é que assim a criança aprende que é preciso respeitar todos os seres vivos, independentemente da espécie.

partir de que idade as crianças podem conviver com um cachorro?

Essa é uma dúvida frequente entre os pais de filhos pequenos que sonham em adotar um cão de estimação. Mas a verdade é que, desde que você acompanhe e se responsabilize pela interação, não existe uma idade certa.

Alguns especialistas dizem que o melhor momento para adotar um cachorro é quando as crianças já desenvolveram maturidade e, principalmente, coordenação motora para interagir com eles, o que começa a acontecer por volta dos 4 anos de idade.

Por último, lembre-se de que, para que a relação seja realmente segura, é fundamental garantir uma saúde de ferro para o pet, mantendo a vacinação e os check-ups sempre em dia. Para tudo isso, conte sempre com a Tio Walter Pet Shop.

Fonte: saudepet / igpet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crianças e animais: conheça os benefícios

 No dia das crianças preparamos essa matéria sobre cachorros e crianças! Vale muito a pena ler!!! Um dos maiores receios das famíli...