Cuide da alimentação do animal.
Esse fator é muito importante para o bem-estar do gatinho. A obesidade, por exemplo, é uma fonte comum de problemas em felinos domesticados. Compre uma ração de qualidade e também adequada para a idade do bichano.
Cuide da saúde do gato.
Os felinos podem pegar várias doenças, dentro ou fora de casa. A dica é levar o animal ao veterinário pelo menos duas vezes por ano para um check-up geral. Da mesma forma, o gato deve ser castrado ou esterilizado para evitar filhotes indesejados e também o HIV felino.
Mantenha a casa limpa.
Os gatos são animais
incrivelmente limpos, pois isso ajuda e muito na hora de caçar e
sobreviver. Por isso, para serem felizes de verdade, acabam exigindo um
ambiente impecável.
- Não dê banho no animal. Os gatos são perfeitamente capazes de se manter limpos. Já viu a rotina de limpeza deles? É bem demorada! O banho só é necessário quando o animal ficar muito sujo ou entrar em contato com algum produto tóxico que não possa ser ingerido.
- Muita atenção com a caixa sanitária! Os gatos gostam de enterrar as fezes e a urina para evitar qualquer detecção. Ou seja, é algo instintivo querer uma areia limpa. Além disso, caso julguem a caixa suja demais, eles podem procurar outros lugares para fazer as necessidades. Troque a areia pelo menos duas vezes por semana e remova os dejetos uma vez por dia.
Acaricie o gato.
Esse animal geralmente adora interagir com os donos. Abrace-o pelo menos duas vezes por dia e não se esqueça de conversar com o felino. Os gatos adoram receber carinho atrás das orelhas, nas laterais do nariz e embaixo do queixo.
Providencie um pouco de entretenimento!
Os gatos são animais muito independentes e, portanto, ficam muito bem sozinhos quando todo mundo sai para trabalhar. Entretanto, é importante deixar vários brinquedinhos à disposição dele. Esses produtos podem ser encontrados na Tio Walter Rações. Quando chegar em casa, não se esqueça de brincar! Os gatos precisam se exercitar.
Castração
Sim, a castração também é uma forma de deixar seu gatinho mais feliz! Isso porque evita um monte de doenças como câncer e tem muitos outros benefícios, confira?- Evita filhotes indesejados e com isso reduz o número de animais vivendo nas ruas;
- Diminui as fugas e com isso o risco de serem atropelados, envenenados, ou simplesmente machucados por pessoas sem coração que o fazem por diversão;
- Evita a agressividade motivada por excitação sexual. Nessa fase eles sofrem um estresse completamente desnecessário.
fonte:wikihow