quarta-feira, 29 de agosto de 2018



Giárdia em Cães


Giárdia em cães ou giardíase é uma doença rotineira em cães e você que tem um animalzinho provavelmente já se preocupou com essa verminose, que se trata de uma das principais doenças intestinais nos cães. É uma doença que pode ser transmitida para os humanos (zoonose), causada pelo protozoário giárdia.
O principal sintoma é diarreia com estrias de sangue.
Os animais se infectam ao ingerirem a giárdia na forma de cistos, geralmente encontrados na água, comida ou fezes, que são eliminados por animais doentes.

Como saber se meu cão tem giardíase?
O cão apresenta diarreia que pode se resolver sozinha ou se manter até ser tratada, elas podem ser de diferentes aspectos, além de fezes normais ou com presença de sangue, os cães podem apresentar ainda perda de peso e falta de apetite.
Ao perceber estes sinais é necessário investigar a causa. O diagnóstico é feito pelo veterinário, a fim de encontrar a giárdia nas fezes do cão através de um exame microscópico das fezes do animal (exame coproparasitológico). São analisadas três amostras de fezes de três dias seguidos. Esta forma é a mais comum e muito eficiente.

Tratamento
O tratamento é simples, feito com vermífugos específicos que devem ser precritos pelo médico veterinário e seguir um esquema próprio para giardíase. A vermifugação deve ser realizada dando a dose recomendada para seu animal uma vez ao dia durante três dias e repetir o procedimento após quinze dias.

Já tratei e não deu certo, por quê?
Muitas vezes o tratamento não é eficaz porque o cisto (forma infectante) fica instalado no ambiente, sendo eliminado, apenas, com produtos específicos, ou seja, produtos convencionais de limpeza, não são suficientes para elimina-lo.
O animal, também, pode ter outra doença instalada, atrapalhando no tratamento.

A giardíase tem prevenção?
Sim, através da vermifugação na frequência correta e com o rodízio de princípios ativos, garantindo que o animal está livre, não só da giárdia, como também, de outros vermes que parasitam o seu intestino.
A limpeza do ambiente, com produtos corretos, também pode ser feita de forma preventiva.

fonte:amopet

terça-feira, 7 de agosto de 2018

As lambidas do seu cachorro podem significar problemas gastrointestinais

    Dar lambidinhas é uma característica dos cãezinhos. Mas às vezes, essas lambidas podem significar problemas gastrointestinais.
     Alguns cachorros lambem o focinho, as pernas do dono, a própria boca, objetos, o chão e várias outras coisas que veem pela frente. Nestes casos, é importante saber que pode não se tratar apenas de agitação, ansiedade ou mania.

     Se seu cão faz isso, pode ser que ele tenha alguma desordem digestiva.

     Em 2012, alguns pesquisadores do Hospital Veterinário da Universidade de Montréal, fizeram um estudo sobre o assunto. 19 cães com esse perfil "lambe-lambe" foram analisados. Depois dos exames de ultrassonografia, fezes, sangue, endoscopia e biópsia dos tecidos do sistema digestório, que são essenciais para o diagnóstico, constatou-se que 14 destes 19 peludinhos sofriam de algum distúrbio gastrointestinal. Ou seja, 74% dos animaizinhos.
     É muito importante estar atento aos sinais que seu cachorrinho dá, pois esses distúrbios podem resultar em vários sintomas, como:
  • Diarreia - principalmente quando as áreas mais afetadas são as mais baixas do intestino delgado.
  • Perda de peso - os distúrbios podem causar falta de apetite e, por consequência, perda de peso.
  • Dificuldade de evacuar - distúrbios gastrointestinais comprometem a digestão.
  • Vômito - principalmente quando os distúrbios afetam muito o estômago e zonas altas do intestino.
  • Letargia - deixando o cão sem energia, sem ânimo e apático.
     Se seu pet está com esse comportamento, procure um veterinário.
     O diagnóstico precoce e o tratamento são essenciais para evitar sofrimento ao seu cãozinho.
   
 fonte:adorocaes


Crianças e animais: conheça os benefícios

 No dia das crianças preparamos essa matéria sobre cachorros e crianças! Vale muito a pena ler!!! Um dos maiores receios das famíli...