segunda-feira, 5 de março de 2018

Cães e gatos contraem Febre Amarela?

 
Nos últimos dias ouvimos muito falar sobre o surto de febre amarela, onde estão sendo oferecidas vacinas em grande parte do Brasil, principalmente em zonas próximas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo.
Mas, a questão que fica é: O meu cachorro ou gato pode pegar a Febre Amarela?
A preocupação começou com a morte de dez macacos em Itapecerica da Serra, pela doença. Desde então, aconteceram alguns casos de pessoas machucando ou até mesmo matando macacos, com medo de se infectarem com o vírus e na intenção de acabar com o surto. Entretanto, o medo das pessoas foi tão grande que acabaram não penando antes de agir, pois os macacos não fazem a transmissão da doença, eles, assim como nós, são vitimas da Febre Amarela.

Mas meu animal de estimação, pode contrair a doença?






Não, os gatos e cachorros não podem contrair a doença! Nós, seres humanos e os macacos somos hospedeiros do vírus, por isso pegamos a doença, mas os animais de estimação, não. Porém, é preciso tomar cuidado, pois os mosquitos também são transmissores da Leishmaniose, Dirofilariose ou Verme do Coração, entre outros.
Por isso, a prevenção, é evitar que ela se espalhe, por meio da vacina, nos humanos, que se tomada em dose única, tem a duração da vida toda, mas após a aplicação, demora em torno de dez dias para surgir efeito. E também evitar a água parada em garrafas, pneus e etc. e deixar ralos e esgotos tratados.
Aos animais de estimação, também existem prevenções, como a Coleira Seresto, que, além de prevenir contra as pulgas e carrapatos, ainda previne contra a Leishmaniose.
Tome todas as medidas necessárias para que nem você e nem o seu peludo contraiam nenhuma doença, pois nem a Febre Amarela e nem a Leishmaniose têm cura.

credito : geracaocaopet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crianças e animais: conheça os benefícios

 No dia das crianças preparamos essa matéria sobre cachorros e crianças! Vale muito a pena ler!!! Um dos maiores receios das famíli...