quarta-feira, 29 de agosto de 2018



Giárdia em Cães


Giárdia em cães ou giardíase é uma doença rotineira em cães e você que tem um animalzinho provavelmente já se preocupou com essa verminose, que se trata de uma das principais doenças intestinais nos cães. É uma doença que pode ser transmitida para os humanos (zoonose), causada pelo protozoário giárdia.
O principal sintoma é diarreia com estrias de sangue.
Os animais se infectam ao ingerirem a giárdia na forma de cistos, geralmente encontrados na água, comida ou fezes, que são eliminados por animais doentes.

Como saber se meu cão tem giardíase?
O cão apresenta diarreia que pode se resolver sozinha ou se manter até ser tratada, elas podem ser de diferentes aspectos, além de fezes normais ou com presença de sangue, os cães podem apresentar ainda perda de peso e falta de apetite.
Ao perceber estes sinais é necessário investigar a causa. O diagnóstico é feito pelo veterinário, a fim de encontrar a giárdia nas fezes do cão através de um exame microscópico das fezes do animal (exame coproparasitológico). São analisadas três amostras de fezes de três dias seguidos. Esta forma é a mais comum e muito eficiente.

Tratamento
O tratamento é simples, feito com vermífugos específicos que devem ser precritos pelo médico veterinário e seguir um esquema próprio para giardíase. A vermifugação deve ser realizada dando a dose recomendada para seu animal uma vez ao dia durante três dias e repetir o procedimento após quinze dias.

Já tratei e não deu certo, por quê?
Muitas vezes o tratamento não é eficaz porque o cisto (forma infectante) fica instalado no ambiente, sendo eliminado, apenas, com produtos específicos, ou seja, produtos convencionais de limpeza, não são suficientes para elimina-lo.
O animal, também, pode ter outra doença instalada, atrapalhando no tratamento.

A giardíase tem prevenção?
Sim, através da vermifugação na frequência correta e com o rodízio de princípios ativos, garantindo que o animal está livre, não só da giárdia, como também, de outros vermes que parasitam o seu intestino.
A limpeza do ambiente, com produtos corretos, também pode ser feita de forma preventiva.

fonte:amopet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crianças e animais: conheça os benefícios

 No dia das crianças preparamos essa matéria sobre cachorros e crianças! Vale muito a pena ler!!! Um dos maiores receios das famíli...