quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Carrapatos: O que são e como previnir?




O que é:

        A doença do carrapato é uma infecção causada por hemoparasitas. Eles atacam o sangue do cachorro, se alimentando dele, e pode levar à morte. É mais raro que gatos e humanos se contaminem, mas é possível que isso ocorra.
       Existem duas divisões da doença: erliquiose e babesiose. A erliquiose é uma bactéria que progride lentamente, tornando-se crônica.  Já a babesiose, é um protozoário que, diferente da erliquiose, é mais rápida.
          Apesar de serem distintas e atacarem células diferentes, causam sintomas parecidos.
         Além disso, a infecção é, muitas vezes, ocasionada pelas duas juntas. A única forma de saber por qual o pet foi atacado, é por meio de exames laboratoriais.

Transmissão:

         A doença do carrapato é transmitida pelo carrapato marrom. O parasita pode ser apenas um meio de transporte, mas pode, também, absorver o protozoário ao picar um cachorro infectado, passando para seus filhotes.
         Além de destruírem as células sanguíneas e impedir a produção, o carrapato também suga o sangue, diminuindo a quantidade total.
         Assim, mesmo que não haja a transmissão da doença, a presença do parasita, por si só, já é preocupante e causa problemas.



Tratamento:

         Embora não haja vacina contra a doença do carrapato, há cura. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de combater a doença.
         É preciso procurar um bom veterinário, para fazer os devidos acompanhamentos e exames. Para todos os casos da doença, desde os mais simples até os mais graves, é necessária uma observação criteriosa do dono, acompanhada pelo veterinário, para iniciar o tratamento.
       
Prevenção:

         A maneira mais eficaz de evitar a doença, é eliminando os carrapatos que estão no ambiente. Afinal, de nada adianta tratar o pet, se ele ainda viverá em um lugar cheio de vetores.
         É sempre importante manter o ambiente limpo. Além disso, é essencial que se observe os pelos do cachorro e se utilize produtos carrapaticidas indicados pelo veterinário.
         Também é ideal manter a grama de sua casa (caso você tenha) sempre cortada. E em casos de viagens, sempre confira se seu cão ficará em um ambiente apropriado e seguro.
         Não se esqueça de contar com a Tio Walter Pet House para garantir a saúde de seu peludinho.

fonte: amocachorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crianças e animais: conheça os benefícios

 No dia das crianças preparamos essa matéria sobre cachorros e crianças! Vale muito a pena ler!!! Um dos maiores receios das famíli...