quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Cuidados no pós-parto em cadelas




      Geralmente a mãe já tem o instinto maternal aflorado e sabe o que fazer com seus filhotes, porém algumas cadelas apresentam comportamento estranho no pós-parto, não aceitam os filhotes ou não dão conta de cuidar deles. Os principais cuidados são com relação à amamentação, proteção contra frio e calor e estimulação para urinar e defecar. Caso seu animal não esteja tendo esses cuidados com seus filhotes, o médico veterinário deve ser procurado para orientação.

      Alguns pontos são mais importantes de serem feitos e observados no pós-parto:

       – Alimentação: a indicação é mudar a alimentação da mãe para ração de filhote a partir do terço final da gestação até final da amamentação. Normalmente não é necessário ter uma suplementação na alimentação e, geralmente, a cadela começa comer uma quantidade maior do que estava acostumada. Caso a mãe não alimente seu filhote adequadamente, o tutor deve fazer isso com leite apropriado a filhotes recém-nascidos que será orientado pelo veterinário.

      – Atividade: a mãe ficará todo o tempo com os filhotes nas três primeiras semanas, mas ela também tem que ter seus momentos para comer e fazer as necessidades diárias normais.

      – Cuidados com a glândula mamária: verifique os mamilos diariamente e limpe com água morna se tiver leite ressecado. Se houver qualquer alteração de descoloração da pele, inchaço, sensibilidade ou ferida, procure um dos nossos médicos veterinário para avaliação.

      – Secreção vaginal: sair uma secreção de avermelhada à esverdeada da vulva é normal nos primeiros dias. Com passar das semanas essa secreção deve diminuir em volume e coloração até ficar transparente e não ocorrer mais.

      – Efeitos gerais: normalmente a mãe pode sofrer perda excessiva de pelos durante o período de amamentação e também pode ocorrer uma perda de peso, porém se ela for exagerada, deve-se procurar o veterinário.


Fonte:revistapet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crianças e animais: conheça os benefícios

 No dia das crianças preparamos essa matéria sobre cachorros e crianças! Vale muito a pena ler!!! Um dos maiores receios das famíli...